São Luis, Igreja de São Jõao é um refugio no centro da cidade.

Em São Luis do Maranhão


São Luis - Igreja de São João
Igreja de São João
Em São Luis, Igreja de São João é a mais rica em sua história com direito a romance, traição e traços da Historia do Brasil. Localizada na rua da Paz, de frente ao Palácio das Lágrimas, a Igreja de São João foi construída pelo Governador Ruy Vaz Siqueira, no ano de 1665 e sua construção foi uma promessa do Governador ao Santo.  Reza a lenda urbana que o Governador era apaixonado por uma mulher casada e temia um escândalo na sociedade ludovicente. Então, se seu romance não fosse descoberto, ele mandaria erguer esta igreja. 
São Luis - Igreja de São JoãoE como todos ja sabem, o romance não foi descoberto e a igreja de arquitetura neoclássica foi construida no centro de São Luis. Reformada posteriormente em 1934. Na fachada ainda se conserva a inscrição original: 1665 – SANCTI JOANNIS BAPTISTA ECCLESIA. Outra curiosidade desta igreja, é que nela repousaram por muitos anos os restos mortais do traidor da Inconfidência Mineira, Joaquim Silvério dos Reis, falecido em 1819. Movido pelo desespero, ele se fingiu amigo dos conspiradores e os traiu em troca do perdão de suas dívidas fiscais com a Coroa. Então veio para o Maranhão “curtir” seu remorso, morrendo na capital. 

Em São Luis, Igreja de São João tornou-se uma das principais paróquias e sobrevive ao redor de casas comerciais, instituições públicas e poucas moradias. Possui duas torres laterais, mas apenas a direita é sineira. Sua proximidade com os moradores e freguentadores do centro da cidade, fez com que a Igreja se tornasse parte do cenário diário das pessoas. As festividades do seu festejo acontecem no largo na frente da igreja, o que acaba envolvendo que passa pelo local.


Como chegar na Igreja de São João? Segue o Mapa, mas se você souber chegar a Praça Deodoro, é só descer pela Rua da Paz. 



E não esqueça de Twittar sobre nossa Ilha do Amor