São Luis, Igreja do Desterro é a mais antiga de São Luis.


Em São Luis do Maranhão, a Igreja do Desterro...


Igreja do Desterro
igreja do Desterro


A Igreja mais antiga de São Luis foi construida pela primeira vez em 1618 e era consagrada a Nossa Senhora do Desterro. É a mais antiga igreja de São Luis, localizada no Bairro do Desterro. Era uma pequena capela coberta de palha e sua frente era voltada para a praia e não para Rua da Palma como é hoje. Em 1641 com a invasão holandesa comandada por Koin Anderson, a igreja foi saqueada e totalmente destruída junto com a imagem da padroeira.

Largo do Desterro

Após a expulsão dos invasores, uma irmandade nasceu para reconstruir a Igreja do Desterro. E foi essa irmandade que impediu a construção do Convento das Mercês no local da antiga igreja e nas áreas vizinhas. Como sabemos o convento foi construído bem perto da igreja, a pouco mais de 200 metros. A nova igreja tem a frente voltada para o Largo existente até hoje no final da Rua da Palma.
Em São Luis, a Igreja do Desterro, depois de dois séculos sem reformas, ela sucumbiu ao tempo e desmoronou em 1832. Nesse mesmo ano, José Lé, devoto da igreja, inicia a construção das paredes mestras com as esmolas que recebia com recursos próprios das esmolas que recebia, e também buscando materiais na mata para sua construção. Mas morreu antes de concluir a obra, e outro devoto, o escrivão José Antônio, angariou mais esmolas para a conclusão da Igreja em 14 de Abril de 1839. Agora consagrada a São José do Desterro, em homenagem aos dois homens que a ergueram. 


Largo do Desterro
Mas também não durou muito tempo e após a morte do escrivão, voltou a ser abandonada, sendo saqueada suas peças de ouro e prata que formavam um dos mais preciosos acervos religiosos da cidade. Com o abandono, a Câmara Municipal queria derrubar o que restou e construir no local uma praça e um mercado de peixe. Mas os devotos não deixaram e com a ajuda do Bispo, o apoio financeiro da sociedade e o patrocínio das senhoras maranhenses, a nova igreja foi inaugurada com missa no dia 21 de novembro de 1869. Um gradeado na torre sineira carrega a inscrição 1868, data que foram terminadas as obras.
Por volta de 1918, a igreja é interditada novamente e a imagem do padroeiro é levada para a Catedral da Sé e os demais utensílios para a Nossa Senhora do Rosário. A igreja do Desterro foi reaberta em 1943, passando por outras restaurações ao longo dos anos que se seguem. Em 1994, os quatro sinos foram bentos com nomes de São José, São Luís, Santa Bárbara e São Jerônimo.
A riqueza arquitetônica da Igreja do Desterro se deve a planta pentagonal, diferente dos outros templos da cidade. O altar-mor tem piso de cantaria e o retábulo características neoclássicas, encimado por imagens de ferramentas, fazendo alusão à profissão de São José.

Sabe como chegar na Igreja do Desterro? Segue o Mapa. 
Rua da Palma, prox ao Convento das Mercês