São Luis, a Ilha Rebelde de Manuel Beckman

São Luis, a ilha rebelde de Manuel Beckman

Praça memorial Manuel Beckman - O Maranhão

São Luis, tem o carinhoso título de Ilha rebelde, entre outros motivos, por ser palco da 1ª revolta contra a coroa Portuguesa, em 1684, conhecida por "revolta de Beckman", devido um dos lideres do movimento ser Manuel Beckman. "Não resta outra coisa senão cada um defender-se por si mesmo; duas coisas são necessárias: revogação dos monopólios e a expulsão dos Jesuítas, a fim de se recuperar a mão livre no que diz respeito ao comércio e aos índios." - Manuel Beckman
São Luis

A revolta de Beckman em 1684, foi a 1ª Insurreição brasileira contra a Coroa Portuguesa. “Na noite de 24 de fevereiro de 1684, durante as festividades de Nosso Senhor dos Passos, numa violenta reação contra o estanco da Companhia Geral de Comércio do Maranhão, que não cumpria os compromissos para a qual fora criada, os revoltosos depõem o Capitão-mor Baltasar Fernandes e expulsam os missionários jesuítas, patrocinadores da liberdade dos índios, numa operação que envolveu de sessenta a oitenta dos chamados “homens-bons” da região.”

E em maio de 1685, chega à São Luís, o tenente-general Gomes Freire de Andrade com plenos poderes para dar fim à revolta e punir com severidade os responsáveis. Manoel Beckman e Jorge de Sampaio, foram condenados à forca pelo general, sem direito a defesa. E no dia 2 de Novembro de 1685, eles foram enforcados na Praia do Armazém.